Iniciamos
o encontro realizando primeiramente uma breve apresentação dos 28 cursistas, no
qual relataram suas experiências profissionais, bem como suas expectativas
frente ao curso.
O grupo é
bastante diversificado, temos professores do Ensino Fundamental, da Educação
Infantil e alguns Coordenadores Pedagógicos. Esta composição tornou as
discussões bastante ricas, pois conseguimos olhar para a aprendizagem dos
alunos por diferentes ângulos.
Fascículo 1 - Números Naturais
O
fascículo I, com tema números naturais, possibilitou uma grande reflexão no que
concerne a construção da ideia de número pelas crianças. Retomamos estudos e
contribuições sobre este tema de Kamii e Piaget, concluímos que as crianças
precisam colocar todos os tipos de objetos e eventos em todos os tipos de relações,
uma vez que o número não pode ser ensinado diretamente, ou seja, muitas devem
ser as oportunidades que envolvam o trabalho com números oferecidas para que as
crianças elaborem construções internas.
Quero
aqui registrar alguns argumentos oferecidos pelas pesquisadoras acima referidas
que embasaram esse trabalho registrado no livro: “Didática da Matemática”
organizada por Parra e Saiz:
“Do uso á reflexão e da reflexão à
busca de regularidade, esse é o percurso que proporemos reiteradamente.”
“A análise das regularidades da
numeração escrita é -como todos sabem – uma fonte insubstituível de progresso
na compreensão das leis do sistema por parte das crianças.”
Karina
Z.
Karina
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de trazer para internet nosso estudo.
Bjos
Thais Fonseca