terça-feira, 31 de julho de 2012

Caracterização do Grupo de Matemática – 2012


Iniciamos o encontro realizando primeiramente uma breve apresentação dos 28 cursistas, no qual relataram suas experiências profissionais, bem como suas expectativas frente ao curso.
O grupo é bastante diversificado, temos professores do Ensino Fundamental, da Educação Infantil e alguns Coordenadores Pedagógicos. Esta composição tornou as discussões bastante ricas, pois conseguimos olhar para a aprendizagem dos alunos por diferentes ângulos.
Fascículo 1 - Números Naturais
O fascículo I, com tema números naturais, possibilitou uma grande reflexão no que concerne a construção da ideia de número pelas crianças. Retomamos estudos e contribuições sobre este tema de Kamii e Piaget, concluímos que as crianças precisam colocar todos os tipos de objetos e eventos em todos os tipos de relações, uma vez que o número não pode ser ensinado diretamente, ou seja, muitas devem ser as oportunidades que envolvam o trabalho com números oferecidas para que as crianças elaborem construções internas.
Cabe ressaltar que aprofundamos o conteúdo do material com contribuições dos estudos das pesquisas realizadas por Délia Lerner e Patrícia Sadoviscky, no qual foram tratadas questões fundamentais sobre de como as crianças elaboram seus conhecimentos a respeito do sistema de numeração, o trabalho com as regularidades e intervenções para que as crianças avancem em suas hipóteses de escrita numérica.      
Quero aqui registrar alguns argumentos oferecidos pelas pesquisadoras acima referidas que embasaram esse trabalho registrado no livro: “Didática da Matemática” organizada por Parra e Saiz:
“Do uso á reflexão e da reflexão à busca de regularidade, esse é o percurso que proporemos reiteradamente.”
“A análise das regularidades da numeração escrita é -como todos sabem – uma fonte insubstituível de progresso na compreensão das leis do sistema por parte das crianças.”
Sabemos que quanto mais conhecimento e fundamentação teórica o professor adquirir, melhor poderá intervir para garantir aprendizagem de seus alunos.
Karina Z.






















Um comentário:

  1. Karina
    Parabéns pela iniciativa de trazer para internet nosso estudo.

    Bjos
    Thais Fonseca

    ResponderExcluir