terça-feira, 31 de julho de 2012

Fascículo 2 – Operações com números naturais

     
Neste fascículo refletimos muito algumas questões: O que é algoritmo? Por que ensinamos algoritmos de cálculos a nossos alunos? Como ocorre a prática de ensino do algoritmo? O grupo concluiu que o algoritmo tem a finalidade de sistematizar e facilitar o processo de cálculo, no entanto, devemos valorizar as estratégias pessoais dos alunos e ensinar o algoritmo às crianças quando estas já dominarem, com certa segurança, o conceito da operação, os fatos básicos e terem compreendido o SND.
Realizamos a leitura do texto de apresentação do fascículo 2, Operações com os números naturais, com o intuito de refletirmos sobre o assunto em estudo.
 
   Enfatizamos a necessidade de uma situação problema contemplar desafios, que estes sejam adequados a cada etapa do desenvolvimento dos alunos, não tão difícil que eles não consigam realizar, nem tão fácil a ponto de não ter desafio.
   Realizamos boas reflexões a respeito do trabalho que vem sendo realizado com os alunos ao propor a resolução de problemas e nos deparamos com a pergunta que operação fazer, concluímos que os seguintes motivos podem levar a isso:
·         Dificuldade de interpretação;
·         Considerar que na construção do conhecimento as crianças podem e devem resolver problemas envolvendo as quatro operações utilizando estratégias pessoais antes de lhe ser ensinados os algoritmos;
·         Necessidade de vivenciar concretamente situações matemáticas;
·         Necessidade do trabalho com problemas envolvendo as ideias dos campos conceituais matemáticas.
Outros pontos importantes:
·         Trabalhar o algoritmo com “reserva” desde o início: vantagem em se iniciar o processo pela ordem das unidades.
·         Valorizar as formas de registros e representações;
·         Utilizar material concreto – composição e decomposição;
·         Estratégias de cálculo mental;
·         Importância dos fatos básicos para agilidade das tarefas de matemática.
Por fim desenvolvemos uma oficina de jogos para trabalhar as ideias do campo aditivo e multiplicativo, essa atividade foi bastante proveitosa, pois trouxe a tona muitas reflexões e possíveis intervenções acerca do uso de jogos como estratégia didática.
Karina Z.



 











Nenhum comentário:

Postar um comentário