sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fascículo 3 - Espaço e Forma


Para iniciarmos o estudo do fascículo espaço e forma, realizamos o seguinte questionamento:
Como você aborda a geometria na sala de aula?
O grupo apontou que muitas vezes esse eixo fica em segundo plano, priorizamos outros conteúdos, como o SND, porém todos reconheceram a importância de ser trabalhado desde a Ed. Infantil.
Antes de iniciarmos a leitura do texto de apresentação do fascículo Espaço e Forma, passamos informação da origem da palavra GEOMETRIA, Geo = terra e Metria = medida. Compartilhamos que o PCN trata a temática como Espaço e Forma.
O trabalho em grupo, construção da maquete em várias etapas possibilitou a interação dos cursistas com troca de experiência e reflexões a respeito da prática. Em seus relatos muitas falas foram significativas, uma delas que o trabalho com espaço e forma possibilita dialogar com diferentes áreas de conhecimento, favorecendo  a interdisciplinaridade.
Concluímos por meio das discussões que o conhecimento do espaço se dá a partir do espaço real, para depois construirmos o pensamento abstrato. Precisamos aguçar a percepção visual desde a educação Infantil para que os alunos possam construir suas representações.





Outra questão importante foi percebermos a necessidade de uma educação geométrica capaz de ajudar nossos estudantes a compreenderem o ambiente que os cercam, aguçando a exploração do espaço que habitam.
Esse fascículo colaborou para que as professoras cursistas realizassem uma significativa reflexão da abordagem que realizam a respeito deste conteúdo em sala de aula com seus alunos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário