Para iniciarmos o
estudo do fascículo espaço e forma, realizamos o seguinte questionamento:
Como você aborda a geometria na sala de aula?
O
grupo apontou que muitas vezes esse eixo fica em segundo plano, priorizamos
outros conteúdos, como o SND, porém todos reconheceram a importância de ser
trabalhado desde a Ed. Infantil.
Antes de iniciarmos a leitura do texto de apresentação
do fascículo Espaço e Forma, passamos informação da origem da palavra
GEOMETRIA, Geo = terra e Metria = medida. Compartilhamos que o PCN trata a
temática como Espaço e Forma.
O trabalho em grupo, construção da maquete em
várias etapas possibilitou a interação dos cursistas com troca de experiência e
reflexões a respeito da prática. Em seus relatos muitas falas foram
significativas, uma delas que o trabalho com espaço e forma possibilita
dialogar com diferentes áreas de conhecimento, favorecendo a interdisciplinaridade.
Concluímos por meio das discussões que o
conhecimento do espaço se dá a partir do espaço real, para depois construirmos
o pensamento abstrato. Precisamos aguçar a percepção visual desde a educação
Infantil para que os alunos possam construir suas representações.
Esse fascículo colaborou para que as professoras
cursistas realizassem uma significativa reflexão da abordagem que realizam a
respeito deste conteúdo em sala de aula com seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário