quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Fascículo 4 - Frações


Iniciamos o estudo desse fascículo contextualizando o surgimento das frações e sua função. Em seguida analisamos situações-problema resolvidos por crianças no qual as respostas estavam “erradas”, isso nos permitiu uma reflexão sobre o pensamento da criança, que apesar de aparentemente ser equivocado, neles havia certa sensatez, pois as crianças utilizam o conhecimento que dispõem em relação aos números naturais, portanto é natural que acreditem que 1/4 é menor que 1/8, pelo fato de 4 ser menor que 8, o que ainda não compreendem é que quanto maior o número de partes  divididas menores elas serão. Por isso as atividades práticas, concretas e manipulativas são tão importantes para as crianças construírem esses conhecimentos acerca dos números racionais.

Discutimos também a importância do uso da reta numérica para comparar frações.

Concluímos que é essencial o professor ter claro o que os alunos já sabem para prever suas respostas, aproveitando-as para introduzir novos conceitos.

Por fim refletimos que para todo trabalho com frações é necessário compreender o conceito de unidade (fração de que todo?), ordem (maior e menor) e equivalência (o mesmo inteiro com escritas diferentes).







Nenhum comentário:

Postar um comentário