sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fascículo 7 – Resolução de Problemas


Neste fascículo estudamos a diferença entre exercícios, problemas padrão e problemas do cotidiano, recreativos e de lógica.
Discutimos o quanto é importante pensarmos em propostas de problemas reais, ou seja, problemas que de fato tenham significado para os alunos.
 As professoras relataram que com esse tipo de proposta é possível perceber o entusiasmo do aluno em resolver a situação posta e a criatividade na busca de caminhos de solução.
Resolver problemas desta natureza desperta na criança o interesse, apresenta desafios e permite o aluno compreender a realidade vivida. Percebemos também que algumas respostas serão obtidas posteriormente devido à necessidade de pesquisa e investigação. É possível afirmar que para alcançar o resultado esperado é preciso convidar, ensinar, estimular e provocar a participação dos alunos. Portanto, é necessário deixar de lado a postura de professor preocupado em transmitir conhecimentos, esperando respostas padronizadas e acreditar que os alunos são capazes de encontrar caminhos para as respostas necessárias a construção de seu conhecimento.
Cabe ainda lembrar que o mais importante é o processo vivido e não o fim, sem desconsiderá-lo, é claro.








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