Neste fascículo estudamos a diferença entre
exercícios, problemas padrão e problemas do cotidiano, recreativos e de lógica.
Discutimos o quanto é importante pensarmos em
propostas de problemas reais, ou seja, problemas que de fato tenham significado
para os alunos.
As
professoras relataram que com esse tipo de proposta é possível perceber o
entusiasmo do aluno em resolver a situação posta e a criatividade na busca de
caminhos de solução.
Resolver problemas desta natureza desperta na
criança o interesse, apresenta desafios e permite o aluno compreender a
realidade vivida. Percebemos também que algumas respostas serão obtidas
posteriormente devido à necessidade de pesquisa e investigação. É possível
afirmar que para alcançar o resultado esperado é preciso convidar, ensinar,
estimular e provocar a participação dos alunos. Portanto, é necessário deixar
de lado a postura de professor preocupado em transmitir conhecimentos,
esperando respostas padronizadas e acreditar que os alunos são capazes de
encontrar caminhos para as respostas necessárias a construção de seu
conhecimento.
Cabe ainda lembrar que o mais importante é o
processo vivido e não o fim, sem desconsiderá-lo, é claro.
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