sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Fascículo 6 – Tratamento da Informação


      O Fascículo 6 foi extremamente produtivo, refletimos o quanto é importante tratar as informações na sociedade atual, tão repleta de informações em diferentes meios de comunicação.
Aprender a tratar a informação é essencial para uma vida de qualidade, no qual indivíduos consigam fazer previsões e escolhas.
      Realizamos uma sequência didática com os cursistas conforme segue:
Etapa I
Distribuímos exemplares de alguns jornais e revistas e pedimos a realização de uma pesquisa sobre matérias que tenham tabelas e/ou gráficos. Com esta atividade foi possível demonstrar como estes recursos estão sendo amplamente utilizados, pelos meios de comunicação, para a facilitação do entendimento das informações numéricas, apresentando assim a importância do estudo do Tratamento da informação. Após essa pesquisa, realizamos uma análise dos dados contidos em cada recurso, para se demonstrar como a ausência, ou a presença, de alguns componentes, como título, fonte, cabeçalho, etc., dificulta ou facilita o entendimento das informações transmitidas por cada recurso. É interessante se fazer uma análise dos tipos de gráficos e de tabelas mais utilizados pelos meios de comunicações e destacar os componentes primordiais, de cada recurso, necessários para o entendimento dos mesmos.
Com essa análise, também foi possível observar a diversidade dos assuntos abordados nas matérias que utilizam os gráficos e/ou tabelas para divulgação de dados numéricos e, desta forma, explorar a interdisciplinaridade do assunto Tratamento da Informação.

Etapa II
Fornecemos algumas reportagens, retiradas de jornais e revistas, que continham dados numéricos, e solicitamos a construção de uma tabela para representar esses dados. Ao término da construção das tabelas, as mesmas foram recolhidas e colocadas à disposição de todos, para que dessa forma todos analisassem e tentassem compreender as informações transmitidas pelos projetos. Realizamos algumas perguntas sobre as construções feitas para enfatizar a dificuldade na visualização das respostas quando as tabelas estão incompletas.
Terminadas as análises, redistribuímos as tabelas a seus correspondentes construtores para que fossem feitas as correções, se houvesse necessidade. Uma discussão sobre as funções e importância da presença de cada componente nas construções das tabelas mostrou aos cursistas o real valor de uma informação numérica completa e organizada, através de uma tabela.

Etapa III
Solicitamos a representação dos dados fornecidos nas tabelas, construídas na etapa II, através de um gráfico de barras, tanto barras horizontais como barras verticais, em papel quadriculado.
Após a construção destes gráficos, pedimos a elaboração de um questionário com perguntas sobre as informações contidas nos mesmos. Com as construções destes questionários, foi possível explorar, através da interpretação, o máximo de informações contidas em cada tabela.
Esta proposta metodológica apresentou a importância da utilização de recursos de fácil acesso, como jornais e revistas, nas aulas em que se trabalha com o tema: Tratamento da Informação. Por ser um assunto muito utilizado pelos meios de comunicação, facilmente, podem ser encontradas, nos recursos mencionados, situações em que se utilizam gráficos e/ou tabelas para tornar a compreensão dos dados numéricos mais simples, fato esse que facilita os discentes perceberem a necessidade do aprendizado e do entendimento do mesmo.
As etapas de atividades são fundamentais para a comprovação do quão se torna eficaz o aprendizado dos alunos quando se contextualiza o assunto a ser abordado.



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