O
Fascículo 6 foi extremamente produtivo, refletimos o quanto é importante tratar
as informações na sociedade atual, tão repleta de informações em diferentes
meios de comunicação.
Aprender a tratar a informação é essencial para
uma vida de qualidade, no qual indivíduos consigam fazer previsões e escolhas.
Realizamos uma sequência didática com os
cursistas conforme segue:
Etapa I
Distribuímos exemplares de alguns jornais e
revistas e pedimos a realização de uma pesquisa sobre matérias que tenham
tabelas e/ou gráficos. Com esta atividade foi possível demonstrar como estes
recursos estão sendo amplamente utilizados, pelos meios de comunicação, para a
facilitação do entendimento das informações numéricas, apresentando assim a
importância do estudo do Tratamento da informação. Após essa pesquisa, realizamos
uma análise dos dados contidos em cada recurso, para se demonstrar como a
ausência, ou a presença, de alguns componentes, como título, fonte, cabeçalho,
etc., dificulta ou facilita o entendimento das informações transmitidas por
cada recurso. É interessante se fazer uma análise dos tipos de gráficos e de
tabelas mais utilizados pelos meios de comunicações e destacar os componentes
primordiais, de cada recurso, necessários para o entendimento dos mesmos.
Com essa análise, também foi possível observar a
diversidade dos assuntos abordados nas matérias que utilizam os gráficos e/ou
tabelas para divulgação de dados numéricos e, desta forma, explorar a interdisciplinaridade
do assunto Tratamento da Informação.
Etapa II
Fornecemos algumas reportagens, retiradas de
jornais e revistas, que continham dados numéricos, e solicitamos a construção
de uma tabela para representar esses dados. Ao término da construção das tabelas,
as mesmas foram recolhidas e colocadas à disposição de todos, para que dessa
forma todos analisassem e tentassem compreender as informações transmitidas
pelos projetos. Realizamos algumas perguntas sobre as construções feitas para
enfatizar a dificuldade na visualização das respostas quando as tabelas estão
incompletas.
Terminadas as análises, redistribuímos as tabelas
a seus correspondentes construtores para que fossem feitas as correções, se
houvesse necessidade. Uma discussão sobre as funções e importância da presença
de cada componente nas construções das tabelas mostrou aos cursistas o real
valor de uma informação numérica completa e organizada, através de uma tabela.
Etapa III
Solicitamos a representação dos dados fornecidos
nas tabelas, construídas na etapa II, através de um gráfico de barras, tanto
barras horizontais como barras verticais, em papel quadriculado.
Após a construção destes gráficos, pedimos a
elaboração de um questionário com perguntas sobre as informações contidas nos
mesmos. Com as construções destes questionários, foi possível explorar, através
da interpretação, o máximo de informações contidas em cada tabela.
Esta proposta metodológica apresentou a
importância da utilização de recursos de fácil acesso, como jornais e revistas,
nas aulas em que se trabalha com o tema: Tratamento da Informação. Por ser um
assunto muito utilizado pelos meios de comunicação, facilmente, podem ser
encontradas, nos recursos mencionados, situações em que se utilizam gráficos
e/ou tabelas para tornar a compreensão dos dados numéricos mais simples, fato
esse que facilita os discentes perceberem a necessidade do aprendizado e do
entendimento do mesmo.
As etapas de atividades são fundamentais para a
comprovação do quão se torna eficaz o aprendizado dos alunos quando se
contextualiza o assunto a ser abordado.
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