terça-feira, 21 de agosto de 2012

Sequência Didática "Gelinho"

 Infantil II – EMEI Caraguava II
Objetivos:
- Utilizar informações sobre temperatura.
- Estabelecer comparações de temperaturas.
- Dar noções de conservação de Alimentos
Descrição da Atividade:
Iniciamos a atividade com a roda da conversa, perguntando se as crianças sabiam a diferença entre quente e frio, entre quente e gelado, com perguntas do cotidiano:
- Quem já tomou suco gelado?
- Vocês preferem leite quente ou gelado?
- Quem já tomou sorvete?
As respostas foram variadas: “Quente queima, gelado dá frio!”; “É mais gostoso leite nem gelado nem quentão!”; “O sorvete é bem geladinho!”; “Se tá muito gelado a minha língua fica dura!”;
Logo após a roda da conversa, explicamos como se forma o gelo, e utilizamos alguns saquinhos para colocar no congelador, para formarmos algumas pedras de gelo.
No dia seguinte, formamos novamente a roda da conversa e perguntamos como eles achavam que a água estava.
Respostas: “Congelada!”, “Durinha!”, “Gelada!”, “A água não tá mais mole!”
Na sequência mostramos para as crianças e todos manipularam o gelo, e ficavam surpresos, pois sua mão ficava molhada, ou quando viam as gotas caindo ao chão: “Olha já tá virando água!”, “O gelo também molha a minha mão!”. 

Logo após a experimentação, fizemos novamente a roda da conversa e apresentamos o termômetro, alguns conheciam, mas não sabiam o nome: “É aquele negócio da febre!”. Acreditamos que já tenham vivenciado situações em casa que levaram a este conhecimento prévio.
A atividade foi muito produtiva, pois temos a certeza de que o contato com o gelo fez com que as crianças construíssem a noção de temperatura ambiente / frio /gelado /congelado, e perceberam também que o gelo nada mais é que a própria água.


  

Um comentário:

  1. Muito legal essa proposta envolvendo a Temperatura. É no fazer e na possibilidade de comparar, que as crianças vão realizando suas construções. Amei!!!

    ResponderExcluir