segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fascículo 8 – Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais.

Nossa proposta neste fascículo foi de aprofundarmos nosso conceito sobre avaliação, bem como propor uma avaliação dos conteúdos e estratégias metodológicas do curso.
Iniciamos o encontro com a atividade “Mobilização de Conhecimentos” a fim de ativarmos nossos saberes acerca do que é avaliar, para que serve a avaliação e como podemos torná-la um instrumento facilitador da aprendizagem.
As atividades em grupo e individuais produziram importantes reflexões sobre o processo de avaliação, a saber:
·         Avaliar para reorientar o ensino;
·         Conhecer para planejar;
·         Diagnosticar para tomar decisões;
·         Repensar estratégias de ensino;
·         Alinhar os processos de ensino-aprendizagem;
·         Valorizar a construção do conhecimento com acompanhamento contínuo;
·         Avaliar é pesquisar a qualidade do resultado;
·         Localizar necessidades de intervenção;
·         Olhar atento para os alunos;
·        Registrar minuciosamente o percurso do aluno (portfólio, pauta de observação e etc.);
·        Promover a participação de diversos segmentos da comunidade escolar (pais, funcionários, gestores, alunos, professores) no processo de avaliação;
·         Avaliar considerando os objetivos propostos.
A conclusão do grupo foi que a avaliação só tem sentido se estiver qualificando o ato de aprender do aluno. Para tanto, é preciso avaliar continuamente o processo de desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos para percebermos a natureza das respostas, explicações e resoluções por eles apresentadas, pois somente assim poderemos compreender a construção do pensamento matemático das crianças para intervir adequadamente.








(...) A tarefa do avaliador consiste num permanente exercício de interpretação de sinais, de indícios, a partir dos quais manifesta juízos de valor que lhe permitem reorganizar a atividade pedagógica. PCN Matemática - pág. 59

Um comentário:

  1. OLA KARINA TUDO BEM...MEU NOME É LAUDISMARA MORO EM MINAS GERAIS SOU PROFESSORA DO 2 PERIODO E TB FAÇO O PRÓ-LETRAMENTO DE MATEMÁTICA,QUER DIZER NÓS TERMINAMOS O FASC.8 HJ, E TEMOS Q APLICA-LO,GOSTARIA DE SABER SE VC PODERIAS ESTAR ME ADANDO UMA AJUDINHA,COMO EU POSSO ESTAR APLICANDO ESSE FASC.NAS SERIES DO 2PERIODO ATE O 4 ANO D CICLO COMPLEMENTAR PQ EU AINDA VOU EXCOLHER,KKK.. VC PODERIA ESTAR ME DANDO ALGUMAS SUGESTOES OU SE TEM COMO APLICANDO ALGUM JOGO...ESTAREI AGUARDANDO RESPOSTAS.
    MEU E-MAIL É: laudismara@hotmail.com
    MEU BLOG É:http://alfabetizandocomaturmadamonicajovem.blogspot.com.br/

    BJIM
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir